A 4ª e última etapa do Circuito Volta Redonda de Skate Amador aconteceu durante este fim de semana, no Ginásio Municipal de Skate, no bairro Jardim Tiradentes. Cerca de 200 skatistas participaram do campeonato, que premiou os melhores em cinco diferentes categorias. No sábado (22), competiram as categorias Mirim, Iniciante e Feminino. No domingo, Amador 2 e Amador 1. Após a competição, atletas profissionais se exibiram numa apresentação que elegeu ainda a melhor manobra.
Ao todo, R$ 15 mil em prêmios foram distribuídos entre os dez primeiros colocados de cada categoria. Além de troféus, os melhores skatistas receberam materiais de skate, como peças de vestuário, tênis e acessórios. Também foram premiados os três primeiros do ranking - maiores pontuadores do circuito, no somatório dos resultados das quatro etapas. O público foi estimado em cerca de 1,5 mil pessoas, segundo Antônio Carlos Tavares Cordeiro, o Brasa, presidente da Associação dos Skatistas de Volta Redonda.
- A presença dos profissionais sempre atrai um público maior. E procuramos valorizar a prata da casa. Este ano, temos o Maurício Nava, profissional de Volta Redonda que venceu recentemente o Circuito Universitário, em São Paulo - destacou.
Toda a programação do evento foi gratuita, assim como as inscrições. Fruto da parceria entre a Associação dos Skatistas de Volta Redonda e a Prefeitura de Volta Redonda, o enceramento da segunda edição do Circuito Volta Redonda de Skate Amador contou com a participação de skatistas não só de toda a região, mas também de outros estados. É o caso de Simone Parada, que veio com uma caravana da Baixada Santista para trazer o filho, Guilherme, de 12 anos, para competir.
- Ele não pode ouvir falar de um campeonato de skate que quer participar. Esporte é sempre bom, ajuda a criança a ter responsabilidade e interesse. É perigoso, mas é importante que a gente incentive o uso dos equipamentos de segurança, principalmente o capacete - ressalta Simone.
Formando cidadãos
Incentivando a prática do skate, o presidente da Associação dos Skatistas de Volta Redonda, citou os trabalhos da Escolinha Municipal de Skate, que funciona diariamente no ginásio.
- É um convênio entre a associação, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e o Governo Federal, por meio do Programa Segundo Tempo. As aulas são gratuitas, assim como as inscrições e lanche para os alunos - acrescentou Antônio Carlos Tavares Cordeiro.
De acordo com Cordeiro, a escola conta hoje com mais de 130 alunos e já existe um projeto que visa estender as aulas para outros bairros da cidade.
- O mais importante é inserir os jovens em geral num ambiente saudável e de amizade. Nosso objetivo não é formar campeões, mas cidadãos de bem. Ser campeão é consequência - completou o presidente.
As inscrições para a Escolinha de Skate estão sempre abertas para alunos entre 7 e 17 anos. Os interessados devem comparecer ao Ginásio Municipal do Skate, no Jardim Tiradentes, com documento de identidade ou certidão de nascimento e uma foto 3 x 4, e procurar pela professora Patrícia Rosa da Costa ou pelo professor Carlos Alberto Cruz Gonçalves.
Fonte: http://bit.ly/w4luy1
Foto: Bruna Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário