segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Kartódromo e 'Piloto Cidadão' celebram dois anos de pista


O Kartódromo Internacional de Volta Redonda vive dias de celebrações em setembro e outubro pelos aniversários de dois anos do próprio espaço e do programa Piloto Cidadão.

O Kartódromo foi inaugurado em 1966 e, ao longo de sua história, recebeu marcantes pilotos, como os campeões da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. Porém o kartódromo passou por uma reconstrução com uma série de reformas de segurança e proteção no trajeto da pista de mais de 1.005 metros, além de melhorias de infra-estrutura, cronometragem eletrônica, box fechados e abertos para aluguel, banheiros e o Kart in Bar, um bar exclusivo dentro do Padock, finalizadas em setembro de 2009.

Após a reforma, o Kartódromo entrou permanentemente no cenário automobilístico brasileiro, sendo um dos mais equipados e modernos do país e recebendo várias competições regionais e nacionais, além é claro, de receber pilotos de vários cantos do Brasil.

- O kartódromo Internacional de Volta Redonda nos enche de orgulho, elevando o nome de nossa cidade em todo o país. A realização deste sonho esportivo foi idealizada por muitas pessoas que trabalharam para a concretização deste projeto, reunindo os ingredientes necessários para a sustentabilidade e engrandecimento do esporte: parceria público-privado, projeto social (Piloto Cidadão), esporte de alto rendimento (campeonatos em nível estadual e nacional) e lazer ara as famílias - disse Rose Vilela, secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, resumindo a importância do Kartódromo para a cidade.

O presidente da Faerj (Federação Estadual do Estado do Rio de Janeiro), Djalma de Faria Neves, falou sobre a importância do Kartódromo de Volta Redonda para o desenvolvimento do esporte no estado.

"O estado do Rio de Janeiro tinha a carência de ter um kartódromo para receber os campeonatos profissionais e o Kartódromo Internacional de Volta Redonda preencheu essa lacuna. Volta Redonda está de parabéns, pois o kartódromo está totalmente preparado para receber competições nacionais e internacionais de kart. Prova disso, é a realização do Campeonato de kart, evento de maior expressão no kartismo nacional. Outras cidades do estado do Rio de Janeiro devem seguir o exemplo de Volta Redonda, pois precisamos investir no automobilismo" disse Djalma.

Um dos fatores importantes da existência do kartódromo da cidade do aço é a movimentação comercial gerada pelos campeonatos de kart. Com isso hotéis, restaurantes e outros segmentos empresariais recebem uma clientela maior, incorporada pelos pilotos de todo o Brasil que vêm a Volta Redonda competir nos torneios. O presidente da Associação Comercial de Volta Redonda, Osmar Fernandes, falou sobre o incentivo o kartódromo para o comércio da cidade.

- Volta Redonda tem se tornado referência em diversos tipos de atividades empresariais, seja no comércio, indústria e serviços. Agora mais recentemente estamos sendo contemplados com outras atividades que, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, faz de Volta Redonda referência nacional. É o caso do nosso Kartódromo, que está elevando o nome da cidade para todo o Brasil, trazendo novas expectativas de negócios e formação de novos talentos - afirmou Osmar.

Projeto social

O programa Piloto Cidadão é realizado pela direção do Kartódromo com o Instituto Cidadão, que visa ensinar alunos da rede pública de ensino, de 8 a 14 anos, todos os conceitos sociais, ambientais, e de iniciação aos conhecimentos do kart e princípios básicos de pilotagem.

Com isso, os alunos têm a oportunidade de conhecer a história do kartódromo, as técnicas utilizadas no kart, os pilotos referência, equipamentos, iniciação aos primeiros socorros e preservação do meio ambiente, iniciação à mecânica, normas e regulamentos e segurança no trânsito. Além de aprenderem sobre os equipamentos de segurança, iniciação a pilotagem, cronometragem e competição.

Ao todo, as 15 turmas do Piloto Cidadão concluídas até agora, já formaram mais de mil pilotos. Até o final do ano serão formadas mais duas turmas do programa e mais crianças terão oportunidades de adquirir conhecimentos úteis para o esporte e para a vida.

Fonte: http://migre.me/5ZkDu



Nenhum comentário:

Postar um comentário